Em continuidade as ações que vem desenvolvendo com o objetivo de coibir o trabalho infantil em Juazeiro do Norte, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Trabalho (Sedest) promoveu uma série de ações nos mercados públicos da cidade. As atividades iniciaram em julho e prosseguiram até esse mês de agosto, por meio de uma articulação entre a Sedest e a Sesau, representadas pelo Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti), a Vigilância Sanitária e o Cerest.
A iniciativa contou com a participação de equipes multidisciplinares, compostas por educadores sociais, psicólogos e assistentes sociais, e contemplou os mercados do Pirajá, Central, Senhora Santana, Raimundo Viana, Mozart Cardoso de Alencar e Gumercindo Ferreira Lima. Durante as visitas, os permissionários foram conscientizados sobre os possíveis danos físicos, emocionais e sociais para as crianças e adolescentes submetidos a prática de exploração do trabalho infantil, enquanto os boxes receberam placas informativas de que esse trabalho é proibido, e em muitas situações é considerado crime.
A diretora do PETI, Maria Lúcia Tavares, destacando que os trabalhos vão continuar em Juazeiro, lembrou que a erradicação do trabalho infantil requer um processo constante de conscientização e, nesse sentido, ressaltou a importância da colaboração de toda a sociedade.
ASCOM
